O escondidinho de carne seca é um clássico da culinária brasileira que resulta da união da suculência da carne seca com a cremosidade do purê de aipim. É a opção ideal para servir num almoço ou jantar. Confira o passo a passo e faça essa delícia de escondidinho de carne seca!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Como fazer escondidinho de carne seca
Para fazer escondidinho de carne seca iremos precisar de carne seca cozida, dessalgada e desfiada, aipim cozido e amassado, creme de leite, molho de tomate, manteiga, queijo parmesão ralado, cebola, alho, tomate, azeitona, pimentão, sal, páprica doce, temperos a gosto, cheiro verde, azeite e água. Para dar continuidade no preparo do escondidinho de carne-seca, vamos ter que seguir corretamente a sequência do passo a passo de todos os preparos até a finalização no refratário. Iremos levar o escondidinho de carne seca para gratinar por aproximadamente 15-20 minutos e forno pré-aquecido a 200 graus, retirar do forno, polvilhar cheiro verde a gosto e saborear cada porção suculenta dessa espetáculo de escondidinho de carne seca!
Ingredientes da receita de escondidinho de carne seca
500 gramas de carne seca, cozida, dessalgada e desfiada 1 kg de aipim1 caixinha de creme de leite 3 colheres(sopa) de molho de tomate3 colheres(sopa) de manteiga Queijo parmesão ralado a gosto 1 cebola 4 dentes de alhoTomate, azeitona e pimentão a gosto Sal, páprica doce e temperos a gosto Cheiro verde a gosto Azeite a gosto Água o quanto baste para cozinhar o aipim
Modo de preparo
Na panela de pressão em fogo médio, coloque o aipim descascado e cortado em pedaços, cubra com água, o sal, e assim que levantar pressão deixe cozinhar 20 minutos.Retire do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Escorra a água, transfira para uma vasilha e amassa bem com um garfo. O aipim deve ser amassado ainda quente, do contrário vai ficar muito duro. Em outra panela coloque o azeite, a cebola picada, o alho amassado, e leve em fogo médio para dourar bem. Acrescente a carne seca desfiada e misture para incorporar. Adicione o molho de tomate, o tomate, a azeitona, o pimentão picado. Tempere com pimenta do reino, páprica doce e temperos a gosto. Deixe refogar por 5 minutos. Coloque o cheiro verde misture bem para agregar e retire do fogo. Adicione na vasilha com o aipim amassado, o sal, a manteiga, e misture muito bem com as mãos para obter uma massa lisa e bem macia. Disponha metade dessa massa num refratário (30 cm x 20 cm) e coloque o recheio de carne seca. Adicione o creme de leite no restante do aipim amassado, misture bem para agregar, e cubra o recheio no refratário, espalhando bem para ficar uniforme. Polvilhe queijo parmesão ralado a gosto, e leve para gratinar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 15-20 minutos. Retire do forno, polvilhe cheiro verde e sirva esse lindo escondidinho de carne seca.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
Escondidinho de carne seca com mandioca muito fácil de fazer cremoso e suculento
Sabão líquido para roupas brancas e coloridas feito com ingredientes que você tem em casa
Sabão líquido para roupas brancas e coloridas feito com ingredientes que você tem em casa
Lasanha de frigideira rápida deliciosa e perfeita para a refeição de toda família
Lasanha de frigideira rápida deliciosa e perfeita para a refeição de toda família
O segredo da batata frita crocante e sequinha do fast food é apenas esse ingrediente
O segredo da batata frita crocante e sequinha do fast food é apenas esse ingrediente
Macarrão com sardinha: uma receita econômica e saborosa para o dia a dia
Macarrão com sardinha: uma receita econômica e saborosa para o dia a dia
Como limpar ventilador de forma prática usando essa misturinha caseira de apenas 3 ingredientes
O post Escondidinho de carne seca com mandioca muito fácil de fazer cremoso e suculento apareceu primeiro em .
GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP