Pular para o conteúdo
Início » Poucas PESSOAS conhecem esse TRUQUE com a ONZE HORAS – Aprenda e se ENCANTE

Poucas PESSOAS conhecem esse TRUQUE com a ONZE HORAS – Aprenda e se ENCANTE

  • por

onze-horas (Portulaca grandiflora) não ganhou esse apelido por acaso: é nos horários de maior incidência de sol que os botões da planta se abrem, enchendo o jardim de cores. Isso acontece graças as estruturas fotossensíveis presentes em suas folhas. Por isso, as flores se fecham assim que a luminosidade diminui. “É uma das plantas suculentas que mais florescem, por esse motivo é interessante usar nas bordas do jardim”, diz Randall Fidencio, jardineiro e paisagista criador do Canal Vila Nina TV no YouTube. A seguir, ele dá cinco dicas de como cultivar a onze-horas.

1. Solo

“É uma planta muito fácil de cuidar, desde que seja cumprida uma regra básica: a terra precisa ser bem drenável – pode ser a terra vegetal que a gente compra pronta para floreiras misturada com 50% de areia. Como a espécie é pouco exigente em adubação, se quiser enriquecer o solo, é recomendável acrescentar um pouco de húmus de minhoca a cada três meses.”

2. Em vasos

“A onze-horas é muito utilizada em canteiros, mas se você não tem um espaço tão grande em casa pode cultivá-la em vasos. A dica é evitar misturá-la com outras plantas porque as raízes se espalham bastante e ela costuma absorver os nutrientes de outras espécies que forem plantadas juntas. Ela fica interessante em vasos tipo cuia, como planta pendente, pendurada em vigas e pergolados e até em vasos de parede.”

3. Regas

“Por ser suculenta, é preciso evitar o encharcamento. Depois de plantar no solo ou no vaso, no primeiro mês, sugiro irrigar um pouco todos os dias, tomando o cuidado de molhar só o substrato, e não a planta – e muito menos as flores, porque podem se prejudicar. Se chover, evite regar. Depois do primeiro mês, regue o canteiro de duas a três vezes por semana e, em vaso, uma ou duas vezes ao longo da semana. Isso vai depender da temperatura no local e do clima na região. Na dúvida, faça o teste e só coloque água se a terra estiver seca.”

4. Ambiente

“O melhor ambiente para cultivar a planta é externo, a sol pleno. Caso o vaso fique à meia-sombra por um período do dia, não há problema, desde que no restante do tempo ela receba sol direto, porque é isso que vai ajudar as flores a se abrirem.”

5. Curiosidades

“Antigamente só víamos onze-horas branca, rosa e roxa. Depois de um tempo vim conhecer as onze-horas de folhas dobradas. As folhas e flores são menores, com pétalas dobradas e supercoloridas: branca, rosa, amarela, magenta… Algumas delas têm duas cores.

Uma prima da onze-horas é a beldroega, que é uma planta comestível, de alto valor nutritivo, e muito invasiva – fique atento se for cultivar.”

O post Poucas PESSOAS conhecem esse TRUQUE com a ONZE HORAS – Aprenda e se ENCANTE apareceu primeiro em .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITA DE HOJE:

X